COVERS (NEM SEMPRE) NOTÁVEIS (8)

Posted: domingo, 28 de agosto de 2011 by Mau Júnior in Marcadores: , , ,
0



Homenagear, copiar, regravar e plagiar descaradamente os Beatles é um dos grandes clichês da história da indústria fonográfica. Também pudera, o formato de álbuns, tal qual o conhecemos atualmente - mesmo com todos os formatos de mídia atualmente vigentes -, além do conceito de videoclipe, eternizado (?) pela EMETEVÊ, surgiram graças aos caras.

Logo, não é à toa que todos queiram, em algum momento, ser um dos integrantes do fab 4 pelo menos uma vez na vida, e não importa se o postulante a beatle fake for o bêbado no videokê ou o Ozzy Osbourne - acreditem ou não, ele tornou-se o Ozzy como o conhecemos porque ele queria ser uma espécie de "o quinto Beatle".

Enfim, sem mais delongas - e sem fazer menção aos 250 mil atentados à discografia do quarteto de Liverpool -, vamos a uma cover que realmente valha a pena. Para variar, tinha de ter um dedo - ou melhor, o timbre - de Eddie Vedder, frontman do Pearl Jam, no meio.

Voltemos para 2001. Naquele ano, um dos filmes que mais repercutiram entre o público e a crítica foi o "Uma lição de amor" ("I am Sam", na gringa), no qual Sean Penn interpreta Sam Dawson, deficiente mental que tem de provar ser capaz de criar Lucy (!!!!), sua filha de sete anos, interpretada por Dakota Fanning. Além das várias citações feitas à obra do Beatles durante o filme, algumas das músicas mais marcantes dos caras foram interpretadas por outros artistas - entre eles estava Vedder, é claro.

O frontman do Pearl ficou responsável pela reprodução de "You've got to hide your love away", que ficou, diga-se de passagem, singelamente bela. Além de ter pegada folk, com direito a gaita, inclusive. Se quiser ouvi-la, liguem-se na execução dela durante a passagem do Pearl Jam por estas bandas, em 2005. Se quiserem ouvir "cópia original", da OST de "I am Sam", deem uma olhada aqui.



Para os beatlemaníacos, eis o deleite da versão de "You've got to hide your love away", presente no álbum "Help", de 1965 - anterior à fase mais psicodélica da banda, e isso pode ser notado graças ao corte de cabelo "tigelinha", originalmente chamado de moptop.



Enjoy it, folks!

0 comentários: