GRACIAS A LOS PADRES

Posted: domingo, 8 de agosto de 2010 by Mau Júnior in Marcadores: , , , , ,
0







Dia dos Pais. Data meramente comercial e, por isso mesma, adorada por comerciantes e por porcos capitalistas em geral. Impressionante é que todos nós caímos que nem patos nas promoções e nas prestações a LONGO prazo (temos de deixar alguma coisa para os nossos herdeiros, não é?).

É meio estranho estabelecermos uma data para os pais, para as mães, até mesmo para a sogra ["comemorá-la" é equivalente a deixar a sua quebrada em luto por três dias... shit happens]. Quero ver fazê-lo para o cobrador de ônibus, para o coletor de lixo, para o eletricitário - antiga profissão do meu velho, diga-se -, para o carcereiro (engraçado, por que as profissões "vitais" são as mais menosprezadas?). Não obstante (todo pseudo-cult tenta inseri-la em qualquer lugar, para dar ares mais "pomposos", digamos), uma pessoa não é somente pai por um único dia no ano, mas por uns 365 anuais, apenas (a cada 4 anos, por 366)... como diriam os devoradores-mor de sanduíches e de cachorros quentes (os norte-americanos... aqueles ali em cima, que se acham os maiorais e que têm o pescoço vermelho), por "24/7".

Enfim, reflexões consumistas-insossas à parte, todo filho, por mais descolado e inconsequente que seja, é reflexo do meu pai (o meu não gostaria de ouvir isso... até parece que ele ficaria feliz em saber que tem seu reflexo em um cara loser e senseless; e não me refiro ao meu irmão). Vide Fábio Júnior e um certo artista teenager sobre o qual não falarei mais do que isso. Não agregam nada, culturalmente falando (o "pai", ao menos, fez uma obra-prima: a Cléo). Outro exemplo? Mario, Michael e Marco Andretti. Velocidade no sangue, buuut... o avô não deve sentir muito orgulho do neto; e o pai (Michael) deve estar a pensar em como demitir o filho (Marco) sem ofendê-lo. Mais? John Bonham, fundador e batera legendário do Led Zeppelin, um dos caras mais inspiradores e importantes da história do Rock, e Jason Bonhan, filho da lenda... substituiu o pai em alguns shows, há uns anos (não acredita? Assista a esta pedrada na janela do vizinho).

Não importa o que ele faça, respeite ao seu pai a cada instante, não importa o que ele faça (mesmo que ele seja um palhaço do circo sem futuro). Aproveite cada momento ao seu lado. Valorize o seu ofício pois, graças a ele, você pode ir a baladas, encher a cara no boteco do Zé, gastar sua mesada num certo "estabelecimento" da rua Jovita (a não ser que seja algo ilícito... mas isso é uma outra história). Você não quer ver seu filho ser leviano ou cometer atos um tanto condenáveis, né? Não trata-se de um discurso moralista, pero, pense nisso.

Bueno, vamos à sugestão musical do dia... um tanto oportunista, reconheço: "Sometimes you can't make it on your own", do U2. Para quem não sabe, Paul Hewson, vulgo Bono Vox (cara, de onde surgiu este apelido?),  a compôs em homenagem a Bob Hewson. Este sobrenome não é similar ao do frontman do quarteto irlandês? Yes, dude, Bob é o pai de Bono. Bueno, Bob Hewson faleceu em 2001, e Bono compôs esta música em homenagem a ele... se quiser conferi-la, você pode pode ouvir ao álbum "How to dismantle an atomic bomb", de 2004, ou assistir ao vídeo a seguir (há quem diga que "One" também o é, buuut... diz a lenda que também faz parte de uma campanha de prevenção à AIDS).



Aos que não forem pais, aproveitem cada momento ao lado deles (fui meio repetitivo... sorry). E aos que já forem, Feliz dia dos Pais! (e felizes 365 / 6 dias também... afinal, ser pai é um dom, não?). Hasta la vista!

0 comentários: