COVERS (NEM SEMPRE) NOTÁVEIS (5)

Posted: domingo, 12 de dezembro de 2010 by Mau Júnior in Marcadores: , , , , , , ,
2



Marvin Gaye. Um dos caras mais influentes da música contemporânea, mesmo morto. Lançou em 1971 o álbum "What's going on?", um dos trabalhos mais importantes de todos os anos 70 (e de hoje, é claro). O trampo é apenas o pioneiro em relação à conscientização ambiental, numa época na qual falar sobre a preservação do meio ambiente era impensável (lembrem-se de que o lançamento de "What's going on?" foi no início dos anos 70, época na qual o "pensamento verde" sequer engatinhava). 

Resumindo a vida e obra de Marvin Gaye, de maneira, digamos, "porca", ele surgiu no início dos anos 60, como aposta (ou produto, como preferir) da lendária Motown; e foi um dos pioneiros do ativismo ambiental. Ficou absurdamente endinheirado e, com a mesma velocidade com a qual seus álbuns eram vendidos, perdeu sua fortuna... Para mulheres (e por causa delas). Resultado: foi morar num trailler, igual a qualquer estadunidense loser.

Basta dizer que ele recuperou a fama, o dinheiro e as mulheres com a mesma desenvoltura digna de um soul man, graças à música "Sexual healing", faixa também conhecida como "música de puteiro de beira de estrada"? Como nada em sua carreira foi convencional, o seu fim, infelizmente, não o foi: seu pai, Marvin Gaye Sr., o assassinou... Em 1o de abril de 1984 (apesar da data, isso não é mentira: sua morte foi exatamente dessa maneira).

Contextualizações à parte, vamos ao que interessa: à cover de hoje. No início deste post, o assunto abordado foi o ativismo ambiental de Gaye no "What's going on?"; e a faixa que deixa essa postura mais evidente é "Mercy, mercy me (The Ecology)". Nela, o tema abordado foi, "apenas", o vazamento de petróleo no mar (antes que você o ache vidente, tire seu pangaré da chuva: ele nunca iria imaginar, necessariamente, no vazamento da BP no Golfo do México); e ela se tornou um dos hinos da conscientização ambiental.

Pois bem, os caras do The Strokes, do Pearl Jam (claro que capitaneados pelo "Sir" Eddie Vedder) e Josh Homme (frontman do Queens of the Stone Age e do Them Crooked Vultures) se confinaram num estúdio no Novo México (fato hipotético), e fizeram uma versão digna e bem Rock'n Roll de "Mercy, mercy me".



Se quiser conferir o original, de Marvin Gaye, se esbalde aqui.

Hasta la vista, niños y niñas!

2 comentários:

  1. Bom quem não conhece Sexual healing??

    Nossa Mau, uma história de vida e tanta! Mas pera ai! Porque o pai dele o matou?!! rsrs..(concertesa não sou a única que deve estar se perguntando isto)

    Marvin Gaye, gostei, acredito que todos tem uma mensagem para deixar e a dele, no qual tiro o chapéu é a conscientização ambiental.

    Beijos
    Isabella

  1. Fala, Isa!

    Então, foi um ato falho meu: o pai dele o matou pois ele era um pastor, e não concordou com os rumos que o filho (Marvin) estava tomando. Deu no que deu...

    Que bom que você tenha gostado. Valeu mesmo!

    Beijos,

    Mau.