MOMENTO PLAYLIST

Posted: domingo, 4 de julho de 2010 by Mau Júnior in Marcadores: , ,
1



Música. De acordo com a vã filosofia, som harmônico obtido por meio de instrumentos musicais (guitarra, baixo, bateria, piano, reco-reco, meia-lua...) ou vocálicos (pode ser uma voz angelical, a minha, esganiçada, desafinada...). Elas podem ser usadas para fins terapêuticos, tranquilizadores, sexuais e, até mesmo, agir tal qual um placebo. Também podem servir para irritar a outrem (se você não se dá bem com o vizinho e decide dar uma festa com o som no talo, seu desafeto pode achar que o volume das músicas tocadas naquele momento é caso de segurança pública), tanto para unir pessoas (entendam como vocês quiserem).

Não precisa ser o Dunga (sorry, guys... foi inevitável) para supor que um conjunto de músicas forma uma coletânea, ou uma playlist (escolham o termo que quiserem, capice?). Essa playlist pode ser temática (por banda / artista, estilo musical, tema abordado), ou aleatória; e varia de acordo com o grau de loucura gosto musical de quem a faz.

Sobre preferências musicais, é notório que gosto é que nem  impressões digitais: cada um tem o seu. Outros defendem que as preferências têm a ver com o bom senso. Pertinente? Pretensioso? O que acham? O fato é o seguinte, caros: cada um tem a sua preferência, e ponto final. Tudo bem que a predileção por músicas a MCs diversos, aos Djavús da vida (já vi isso antes... eu acho) e afins podem ser sinais de sociopatia, mas criticar ferrenhamente também pode significar arrogância, prepotência ou qualquer outro adjetivo que você quiser usar.

Uma música pode refletir determinado momento vivido por alguém, por exemplo. Vamos nos basear no caso de pessoas que ouvem tudo o que está "bombando" no mainstream (ou seja, adolescentes). Será que elas ouviriam músicas de bandas cujas músicas são de gosto (!) duvidoso e na qual seus integrantes usam calças coloridas e afins? Será que nossas queridas mães (sim, nossas mães) ainda ouvem aquelas boys bands dos anos 80?

Já uma playlist, galera, é um reflexo do que você pensa e, de certo modo, da personalidade de cada um. Reflete, querendo ou não, as preferências (outro lugar-comum (!)), a visão de mundo, aquilo que chama ou não sua atenção... enfim, pode ser considerada como a uma resposta àquela pergunta clássica: "Quem é você?" (agora começo a imaginar pais dizendo aos seus filhos :"Diga o que você ouve e direi quem tu és").

Você pode até deletar uma ou outra música de determinado estilo ou banda ("Como eu pude ouvir aquilo?", muitos já se perguntaram e ainda se perguntarão na vida), mas a playlist, jamais será modificada em essência... Por que? Pois bem, querendo ou não ela reflete algo inalienável a todo e qualquer ser: a opinião (e quem a não tem está, no mínimo, distanciado de si próprio).

Falando em trocas em playlist, um dia desses, meio que por acidente, descobri uma banda (ou melhor, uma música, que me instigou a vasculhar a discografia) que, digamos, me chamou a atenção: French Kicks; e a faixa, "Abandon" (o vídeo está aí, para vocês conferirem se vale a pena... se quiserem, é claro).




Aproveitando o nome da banda, Au revoir, l'enfants!

1 comentários:

  1. Anônimo says:

    Ah legal essa banda da postagem...

    bom, vou postar aqui as bandas que compõe a playlist que está compondo a minha vida... sem omitir nada (hahaha mentira!)... as boys bands, grupos de pagode e duplas sertanejas eu exclui. não ouço mais hehehe.

    Aerosmith
    Cranberries
    Janis Joplin
    Led Zeppelin
    Creedence
    Alanis Morissete
    Foo Fighters
    Silverchair

    Chico Buarque
    Engenheiros do Hawaii
    Paralamas do Sucesso
    Raul Seixas
    Rita Lee
    Los Hermanos
    Cordel do Fogo Encantado
    El Mocambo


    _______________bacana o blog. bjs.