CENAS CLÁSSICAS (1)
Posted: quarta-feira, 5 de janeiro de 2011 by Mau Júnior in Marcadores: Brian de Palma, Cenas clássicas, cinema, Eisenstein, Hitchcock, Leslie NielsenEste post marca o início de uma nova série deste blog (se houver algo parecido com isso na blogosfera, não importa... I don't care): a de "cenas clássicas". No caso, trata-se de sequências que, por inúmeros motivos (até mesmo inglórios, e essa não foi uma citação ao mestre Tarantino), tornaram-se inesquecíveis, icônicas ou, até mesmo, clássicas.
A primeira cena escolhida é a épica "Escadaria de Odessa", do filme "O Encouraçado Potenkim", dirigido pelo russo Sergei Eisenstein. Tudo bem que esse filme somente seja mais novo do que o Oscar Niemeyer (ele foi gravado em 1925), mas ele foi um dos mais influentes da História do Cinema.
Resumindo o contexto do "Encouraçado Potenkim": alguns marinheiros revoltam-se contra o regime oligárquico (ou seja, contra o czar), e não faz nenhuma alusão ao regime comunista (ou leninista, como preferir), que havia chegado ao poder em 1919, por meio da revolução bolchevique (ironia mode on. Diz a lenda que Eisenstein produzia filmes para a alta cúpula do regime comunista na URSS, mas isso não vem diretamente ao caso).
Pois bem, voltando à "Escadaria de Odessa" (o ápice da película), o que ocorre por lá é algo parecido com uma chacina (lembremos que o mote do filme é a revolta dos marinheiros contra o regime czarista), e um dos destaques fica por conta de um carro para transporte de bebês (com uma criança nele, per supuesto); e uma das pessoas que percebe o carrinho se "locomovendo" escadaria abaixo leva um tiro em um dos olhos (a lente de seus óculos, obviamente, ficou dilacerada). Vale citar, também, que a escadaria realmente existe, e está localizada em Odessa, na Ucrânia, ex-integrante da URSS.
Para quem não sabe, esta foi uma das cenas mais citadas, retratadas, plagiadas, homenageadas e parodiadas na "telona" (leia-se Hollywood... Quando foi conveniente, a "Guerra Fria" e a batalha ideológica foram jogadas no lixo pelos gringos). Mestres do naipe de Alfredo Hitchcock, em "Correspondente de guerra", Woody Allen, em "Bananas", e Brian de Palma, no clássico "Os intocáveis" (talvez a citação mais fidedigna à matriz) o fizeram... Sem contar as paródias "Brazil" (nome sugestivo, não) e "Corra que a polícia vem aí 33 1/3", de longe a versão mais non sense, protagonizada por Leslie Nielsen (in memorian) e com participação especial de O.J. Simpson, ex-jogador de Futebol Americano, atualmente preso por roubo (ele foi inocentado de outra acusação, de crime passional).
Senhoras e senhores, eis o que realmente interessa neste post: a clássica cena da "Escadaria de Odessa" do "Encouraçado Potenkim", e as inúmeras citações.
Agora, galera, uma sugestão: corram atrás da pipoca e se esbaldem. Boa sessão!
Cara muito bom o post, essa cena é uma das cenas ícones do cinema ... apesar de já ter visto essa cena antes, nunca assisti o filme, vou ver agora depois do seu post .. é, outra cara, achei legal esse negócio de inserir cenas de filmes .. de antemão já falo que vou copiar, vou colocar isso no meu blog também, hheheheh
abraços velho